Sobre o Blog

  • Este blog foi feito com o objectivo da partilha de experiências obtidas no processo RVCC e também com o objectivo de encorajar as pessoas que, tal como eu, tenham esta oportunidade, para que não a desperdicem e tenham muita, muita coragem.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O meu percurso

Mais do que falar sobre o local onde me inscrevi, quando me inscrevi, ou do tempo que leva a conclusão do processo, quero falar sobre as minhas motivações e o que foi para mim este desafio, voltar a estudar depois de tantos anos. A primeira razão que me levou a inscrever, foi o facto de não ter a respectiva escolaridade, mas ao longo do tempo verifiquei que este processo era mais do que isso, era mais do que voltar a estudar para ter “o diploma”. Este processo exigiu muito mais de mim do que esperava. No princípio senti-me um pouco desorientada, hesitante, achei mesmo que talvez não fosse capaz...

Neste aspecto a orientação dos formadores e o apoio da minha família foram muito importantes para mim, graças a eles tive força para continuar.

O processo implica algumas alterações na nossa vida, acrescentar à nossa rotina a disponibilidade para ir às formações e fazer os trabalhos de casa pode ser entendido como um tempo em que abdicamos estar com a nossa família, mas pessoalmente não vejo as coisas desta forma. O tempo em que partilhei as minhas dúvidas, aceitei sugestões e principalmente o tempo que demorei a fazer o meu percurso de vida, permitiu-me revivê-la com a minha família, tive oportunidade de partilhar momentos, que se calhar de outra forma não os partilharia. Tive o prazer de não viver este momento sozinha, o que considero muito importante.

O que ganhei com a conclusão do 9º ano e o que tenho ganho com o processo que está em curso – o processo RVCC Secundário, em termos de valorização pessoal, não tem preço, hoje sinto-me uma pessoa mais rica, muito mais rica.

A apresentação final para conclusão do 9º ano foi dos momentos em que me senti profissionalmente mais realizada, foram muito gratificantes os elogios do júri, foi uma sensação de dever cumprido, a qual não tenho palavras para descrever.

Actualmente, como já referi estou a frequentar o processo RVCC Secundário, o desafio está a ser ainda maior, as dificuldades aumentaram, mas não me falta motivação e o sentimento que prevalece é que, sem dúvida VOU CONSEGUIR.

14 comentários:

  1. Parabéns Isabel, adorei o teu espaço.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite D. Isabel

    Vejo que está cada vez mais empenhada nestas novas tecnologias! Fico muito contente por si! Parabéns pelo seu esforço e dedicação.É de louvar toda esta coragem!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá maezinha!
    Cada dia que passa fico mais surpreendido contigo, qualquer dia és tu quem me dá aulas de informática!!!
    Tenho muito orgulho em ti!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O processo RVCC, mais de que uma certificação de competências, é sem dúvida a prova de que uma pessoa, com força de vontade e trabalho pode alcançar grandes etapas. Querida mãe, és um exemplo para as todas as pessoas! A tua garra e vontade de vencer está presente em tudo o que fazes e este trabalho é mais um exemplo! Parabéns da tua filha!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde

    Desde já dou-lhe os parabéns pela sua coragem. Na verdade gostaria de ter a mesma força de vontade. Já é a terceira vez que estou a tentar tirar o 12 ano e ainda não sei se é desta. Começo cheia de vontade, mas aos poucos vou perdendo a motivação. Começo a ficar cansada e sem inspiração e com vontade de desistir. Nunca se sentiu assim? Se sim diga-me o que é que faz nestas alturas.

    Obrigada!

    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Teresa!
    Agradeço desde já a sua visita ao blogue e a partilha da sua experiência. Na verdade quando retomei os estudos e me inscrevi nas novas oportunidades relativas ao 9º ano a minha vida levou uma reviravolta, não foi nada fácil. Deixar o meu marido, a minha mãe, os meus filhos e a minha neta a jantarem em casa e ir para as aulas era algo que fazia com muito sacrifício. Contudo eles sempre me deram
    força. Mas, a acrescentar a isto começavam a vir o outro tipo de dificuldades, que eram os trabalhos propriamente ditos. No início
    pensei que talvez não fosse capaz, mas depois o meu principal pensamento foi “se os outros conseguem, porque não hei-de conseguir?”,
    agarrei-me a este pensamento e consegui concluir o 9º ano. Este pensamento mantém-se até hoje e é neste pensamento que tem de se
    agarrar, se os outros conseguem a Teresa também consegue. Desejo-lhe a maior sorte e muita coragem. Aguardo uma nova partilha na certeza de
    que esta será relativa a uma nova fase, cheia de força e sucesso!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite D. Isabel!

    Construir um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens implica que os candidatos em Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) descrevam o seu autoconhecimento e a forma como o adquiriram/desenvolveram, o que não é tão simples nem fácil de fazer como pode parecer para alguns. Para que esta tarefa seja bem sucedida é necessário que vocês, candidatos em Processo de RVCC, acreditem e tenham consciência do valor das vossas experiências e do saber que delas resultou. Isto, aliado à persistência, à curiosidade e à vontade de saberem cada vez mais só pode resultar em projectos como este espaço virtual. Ora, mais uma aprendizagem que realizou! Prova, desta forma, que o Processo de RVCC também promove aprendizagens e enriquece as pessoas que nele participam e também aquelas que o dinamizam, como é o meu caso.

    Eu e os restantes elementos da equipa estamos sempre disponíveis para a ajudar a realizar esta caminhada com sucesso!

    Vânia Cavaleiro - Profissional de RVC

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo o seu blogue!
    Pois o processo RVCC é sem dúvida um processo de Reconhecimento Validação e Certificação de competências,continue que está num bom caminho.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por este espaço que encoraga tantas pessoas a abraçar este desafio das Novas Oportunidades!
    Parabéns e Felicidades!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo BLOG. Está interessante, devo dizer-lhe que eu também conclui o meu 12º ano através do processo RVCC e percebo muito bem todo o esforço e dedicação mas temos que traçar objectivos na vida e lutar por eles por isso FORÇA, Vamos à Luta!

    ResponderEliminar
  11. Olá Tia!

    Queremos felicitar-te pelo teu blog, já que mostra sem dúvida alguma que as oportunidades de aquisição de novos conhecimentos devem ser agarradas e não escolhem idades. Admiramos a tua força e empenho nesta nova fase da tua vida. Beijos
    Ricardo e Andreia

    ResponderEliminar
  12. Segundo os entendidos, a palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si". Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do quotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si"! Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria, firmeza e muito trabalho. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. A Isabel é uma delas!
    Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do optimismo. Optimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo. Não deixe de acreditar, pois irá conseguir!... Estamos cá para dar "força"!

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar queria dar-lhe os parabéns pelo seu blogue! No entanto, não queria deixar de dar a minha opinião sobre o processo RVCC, que considero, com todo o respeito pelos profissionais que nele trabalham e pelos alunos que o frequentam, um processo de facilitismo. Pretende-se que as pessoas obtenham um diploma em poucos meses, o que comparativamente com as pessoas que frequentam o ensino normal, é para mim injusto! E depois, será que a obtenção do tão ambicionado diploma abrirá portas? Será que no fundo, todo este processo não contribui para o embelezamento das estatísticas sobre a formação em Portugal?? Tenho muitas dúvidas, mas de qualquer forma, queria dar-lhe os parabéns pela sua coragem!

    ResponderEliminar
  14. Todas as pessoas têm direito à sua opinião! A liberdade de expressão é um direito de todos os cidadãos. Embora respeite a sua opinião, permita-me discordar da mesma! O processo RVCC, pelo menos na escola que frequento (Escola Fernando Namora em Condeixa), não é um processo de facilitismo para obter um diploma, é sim, um processo exigente, que explora as nossas capacidades, competências, por forma a obtermos resultados, não só aplicando, e melhorando os nossos conhecimentos, mas também adquirindo outros.
    Quanto a abertura de novas portas no mercado de trabalho, deixe-me dizer-lhe depende das oportunidades que vão surgindo. Conheço pessoas que, graças ao grau de escolaridade obtido neste processo, puderam concorrer a concursos públicos para categorias superiores e conseguiram, efectivamente, entrar no lugar pretendido.
    Assim, e falo em nome de muitos colegas que estão neste processo, esta é, sem dúvida, uma oportunidade que queremos agarrar afincadamente para que possamos validade todas as competências que fomos adquirindo ao longo da vida! E desde já agradeço a todos os que participam neste processo que de uma forma única que nos conduzem para o sucesso!

    ResponderEliminar